terça-feira, 1 de maio de 2012

O Príncipe do Exército do Senhor


Josué tinha se aproximado de Jericó, sabendo que essa fortaleza impedia todo o avanço de seu exército na terra da promessa. Levantou os olhos e viu subitamente um homem, com uma espada nua na mão. Como guerreiro adestrado e fiel, Josué perguntou-lhe se era amigo ou inimigo. E a resposta lhe foi dada: era o Príncipe do Exército do Senhor. Imediatamente Josué se prostrou com o rosto em terra e o adorou, pondo-se inteiramente à disposição de seu Senhor.
           
       Antes de empreender a conquista da terra da promessa, antes de ver a queda de Jericó, foi necessário que Josué recebesse essa revelação do Senhor, príncipe de todos os principados, de todas as potestades, aquele que tem o poder de destruir e vencer as obras do diabo e paralisar suas forças espirituais.
           
      Vivemos em tempos e circunstâncias em que esse conhecimento do Senhor glorificado é mais do que necessário. Muitos cristãos se acham diante da sua “Jericó”, sem tem encontrado o Príncipe do Exército do Senhor. Muitos falam da terra da promessa e pretendem conquista-la sem nunca se terem lançado aos pés do Senhor, sem o terem adorado e sem se terem posto inteiramente como servo à sua disposição.

      Diante dos múltiplos desafios do ministério pastoral e do honroso encargo de conduzir o povo de Deus à pátria celestial, o pastor que não tiver um encontro com o príncipe do exército do Senhor, não conseguirá transpor os obstáculos que se lhe opõe na caminhada. Sem esse encontro e sem essa experiência não teremos as estratégias que precisamos para vencer as guerras e para ver as fortalezas de satanás cair por terra.
    A atitude e a postura de Josué ao encontrar-se com o Senhor nos ensinam lições preciosas. Diz o texto sagrado que Josué se prostra, adora e se coloca como servo a disposição do seu senhor. “... Então Josué se prostrou sobre o seu rosto na terra, e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu Senhor ao seu servo”?(Js 5.14).    
      A poderosa mão do Senhor está estendida sobre todos nós com graça e misericórdia, mas também em juízo sobre todo o poder das trevas. Todos os líderes fraudulentos e hipócritas que ousam fazer as guerras do Senhor sem um encontro efetivo com o Cristo glorificado, não verão Jericó cair, não alcançarão as promessas, não conquistarão a terra nem celebrarão a vitória. Que Deus no ajude a desfrutar das bênçãos desse glorioso encontro.
           
      Quem já passou pela experiência de encontrar o príncipe do exército do Senhor, sabe que ele é a figura do Cristo glorificado, aquele que recebeu toda autoridade no céu e na terra. Sabe que seu nome está acima de qualquer outro, e tem certeza de que sua autoridade faz tremer o inferno e faz fugir hostes espirituais. Ó como precisamos conhecer esse aspecto da pessoa de Senhor Jesus Cristo.

                Quando nos entregamos ao Senhor para servi-lo, quando lhe submetemos toda a nossa vida, nós o vemos agir. Sua autoridade intervém na terra, pois ainda estamos no dia da graça. A ordem do Senhor a Josué foi para que tirasse os sapatos dos pés porque o lugar em que estava pisando era terra santa (Js 5.15). Eu entendo que todos aqueles que estão em cargo de liderança para conduzir o povo de Deus devem saber que o terreno em que estão pisando é terra santa e que não é possessão particular de homem algum, mas de Deus.
           
    A visão desse encontro é realmente gloriosa e ao mesmo tempo assustadora. Ver o príncipe do exército do Senhor com uma espada nua na mão é saber que esta espada está ali para cortar e não para derribar. É saber que sem esse encontro não teremos as estratégias as quais precisamos para que todos os obstáculos que impedem o nosso progresso pessoal, espiritual e ministerial sejam vencidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário